Papa Colorado? Conheça o cardeal que pode ser escolhido no Vaticano
Vai ter torcedor colorado no Conclave, sim senhor! Com a Igreja Católica iniciando os trâmites para eleger o substituto do Papa Francisco nesta quarta-feira (7), oito religiosos brasileiros podem ser indicados como o próximo Papa. Entre eles está Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e torcedor declarado do Inter.
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nomeado em 2024 justamente por Francisco, Dom Jaime nasceu em 6 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Ele foi o primeiro dos quatro filhos de Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler, se mudando para Porto Alegre em 2010.
Três anos depois, ele foi nomeado arcebispo metropolitano da capital gaúcha. O posto foi alcançado após a renúncia de Dom Dadeus Grings, hoje bispo emérito da capital gaúcha. À frente da Cúria, Spengler comanda 158 paróquias da Região Metropolitana. Em um recente evento, Dom Jaime brincou quando perguntado sobre o seu clube do coração.
“Faço torcida por aquele time que tem como referência uma cor quente. O azul, sabemos a partir da arte, ser cor fria!”, disse o religioso. Do grupo de oito brasileiros que participam do Conclave, Dom Jaime Spengler foi o último a ser promovido cardeal.
Além dele, a lista conta com Dom João Braz de Aviz, torcedor do Palmeiras, Dom Leonardo Ulrich Steiner, adepto do Criciúma, Dom Odilo Scherer, fã de Athletico-PR e Santos, Dom Orani João Tempesta, torcedor do Santos, Dom Paulo Cezar Costa, adepto do Vasco, Dom Raymundo Damasceno Assis, torcedor do Botafogo, e Dom Sergio da Rocha, outro palmeirense.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Notícias do Internacional.