A quinta-feira (8) foi de forte emoção para os cerca de 1,39 bilhão de seguidores da Igreja Católica ao redor do mundo. No segundo dia do Conclave para definir o substituto do Papa Francisco, os 133 cardeais isolados na Capela Sistina elegeram o novo pontífice: Robert Francis Prevost. Ele escolheu o nome de Papa Leão XIV.
Próximo de Francisco, Leão XIV é o 1º pontífice dos Estados Unidos na história da Igreja Católica. Em seu discurso, ele falou de paz e agradeceu seu antecessor. De perfil progressista, o novo Papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
Seu primeiro discurso foi voltado à paz no Mundo: “A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”. Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreria eclesiástica no Peru e chegou a agradecer à Diocese do país.
Para se tornar Papa, Leão XIV venceu um Conclave que contou com a presença de oito cardeais brasileiros, entre eles Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e torcedor declarado do Internacional. Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele era considerado um dos nomes “Papáveis”.
Além dele, participaram da eleição Dom João Braz de Aviz, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Dom Odilo Scherer, Dom Orani João Tempesta, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Raymundo Damasceno Assis e Dom Sergio da Rocha.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Notícias do Internacional.