Como foi a criação do Gigante da Beira-Rio?

Saiba como aconteceu a criação e a construção do Gigante da Beira-Rio, a casa do Sport Club Internacional e do seu povo. A construção demorou anos e contou com o apoio de torcedores para acontecer em uma campanha que se destaca até os dias de hoje.

De acordo com o o registro do próprio Clube do Povo, ainda não foi possível determinar com exatidão o momento em que surgiu a ideia de erguer o Gigante, mas o pontapé inicial na história da construção do estádio foi dado em 12 de setembro de 1956.

Nesta data, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral apresentou na Câmara de Porto Alegre projeto para a doação de uma área de oito hectares ao Clube do Povo, visando à edificação de um novo estádio para o Colorado.

Existia, contudo, um porém: o terreno ficava dentro do Rio Guaíba. Portanto, caso a proposição fosse aprovada, seria necessário aterrar a região antes de dar início às obras. 

No início da década de 60 que bons ventos começaram a soprar na direção do aterro que surgia sobre o Guaíba. Presidida inicialmente por José Pinheiro Borda, português que desembarcou em Porto Alegre no ano de 1929 e logo se apaixonou pelo Inter, uma Comissão de Obras logo foi criada.

Beira-Rio foi construído com ajuda da torcida

Campanhas por rádio passaram a conclamar colorados e coloradas de todo o Rio Grande a doar materiais como tijolos, cimento e ferro. Com o objetivo de estimular a torcida, até mesmo a maquete do novo estádio, representando ainda incipiente projeto, foi lançada ao público, em cerimonial organizado no dia 6 de outubro de 1962. 

A torcida seguiu protagonista em 1967, ano no qual o pedido por donativos foi intensificado. Neste sentido, destaca-se a Campanha do Tijolo, lançada no dia 26 de novembro durante partida entre Inter e Farroupilha, nos Eucaliptos.

Grandioso e sublime, o Beira-Rio estava pronto para receber mais de 100 mil pessoas no domingo de 06 de abril de 1969. Para além da beleza, o Beira-Rio também chamava atenção pela modernidade de suas instalações. Ao todo, eram 28 as cabines de imprensa, quatro delas destinadas à TV, outras quatro à imprensa escrita, e as demais para emissoras de rádio.

Informações: Internacional

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.