Como ficou a situação das vagas brasileiras para próxima Libertadores?
Entenda como ficou a situação das vagas brasileiras para as próximas edições da Copa Libertadores da América após as novidades que surgiram. A Confederação Brasileira de Futebol, também conhecida como CBF, trouxe algumas possibilidades para mudar de vez o esporte em questão no continente, principalmente envolvendo a participação das equipes daqui no continental.
De acordo com o que foi apontado recentemente em uma matéria do GE, um documento foi enviado para a Conmebol recentemente, com o pedido de algumas mudanças para que o calendário das equipes brasileiras fique um pouco mais otimizado. Assim, a entidade brasileira tentou diminuir o número de jogos a serem disputados pelas equipes daqui durante o ano.
CBF pediu mudança na Libertadores e Copa Sul-Americana
Para isso, a CBF chegou a sugerir que a Conmebol “retirasse” uma vaga para a Copa Libertadores da América. Isso porque a entidade do país tentou fazer com que os clubes daqui fossem retirados da fase preliminar, trocando as duas vagas para essa etapa por uma direta para a fase de grupos, o que poderia ser positivo para o calendário de jogos.
Confira todas as solicitações feitas relacionadas ao cenário continental:
- a extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana
- a exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores
- mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos
Ainda segundo o que apontou o site do Grupo Globo, inclusive, essas mudanças sugeridas seriam para a temporada de 2026 e não afetariam o regulamento do Campeonato Brasileiro em andamento.
No entanto, tudo promete ficar como está, tendo em vista que a Conmebol teria recusado as mudanças que foram pedidas pela CBF. Assim, o calendário do país tende a permanecer um tanto apertado nos próximos anos.